O Brazilian Footwear é o programa de incentivo às exportações de calçados brasileiros desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Criado no ano 2000, tem o objetivo de aumentar a presença da indústria calçadista brasileira e suas marcas no mercado internacional. Com o apoio do programa, são promovidas ações de promoção comercial, como a participação de marcas brasileiras em feiras e rodadas de negócios internacionais, e também ações de imagem que buscam fortalecer as marcas nacionais, bem como a identidade do calçado Made in Brazil.

 

Propósito do projeto

Alavancar as exportações calçadistas brasileiras;

Promover oportunidades de negócios;

Fomentar a competitividade e o desenvolvimento para exportação;

Indicar direções estratégicas para empresas do setor;

Destacar o Brasil, o calçado brasileiro e suas marcas.

Brazilian Footwear
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. 

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. 

Vídeos

Mercados-alvo

Para o biênio 2024-2026 do Brazilian Footwear, seis países foram definidos como mercados-alvo do programa. Com uma estratégia de atuação diferente para cada mercado, esses países, que estão localizados em três continentes, recebem diversas ações de promoção comercial e de imagem que visam promover o Brasil e estimular a comercialização dos calçados brasileiros tanto para o público B2B (business to business) quanto B2C (business to consumer).

Colômbia

Chile

Estados Unidos

Alemanha

Emirados Árabes Unidos

Angola

Segmentação

A segmentação criada pela Abicalçados permite classificar as empresas associadas ao Brazilian Footwear de acordo com sua maturidade exportadora. Desta forma, ações específicas são destinadas para cada uma das categorias destacadas abaixo, otimizando investimentos e resultados para as marcas participantes.

Segmentação Cinza

Segmentação inicial (até 39 pontos)

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Segmentação Amarela

Exportador iniciante (de 40 a 56 pontos)

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Segmentação Azul

Maturidade exportadora (de 57 a 72 pontos)

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Segmentação Verde

Internacionalização (acima de 72 pontos)

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